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Segunda fase da nova entrada de Santos é entregue pela Ecovias e tem tráfego liberado

Publicado em 20 de set de 2023 às 10:40

A concessionária Ecovias, responsável pela administração do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), entregou nesta quarta-feira (20), dois meses antes do prazo contratual, a obra da segunda fase da remodelação da entrada de Santos, o Binário 2, entre o km 59 e o km 65 da Via Anchieta, dentro do projeto Conexão Porto/Cidade. A cerimônia de inauguração e liberação ao tráfego contou com a presença do secretário de Parcerias e Investimentos do governo estadual, Rafael Benini, e do diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), Milton Persoli.

 

Com investimentos de R$ 346,2 milhões, o novo complexo contribuirá para a melhora na fluidez do tráfego na zona portuária, o que vai refletir tanto na rotina dos caminhoneiros que passam pela região diariamente quanto no ganho de tempo e segurança viária de todos os usuários do trecho. O Volume Diário Médio (VDM) de tráfego no trecho é de 37 mil veículos.

 

A obra, iniciada em dezembro de 2021, contempla um novo viaduto, a recuperação total da Avenida Bandeirantes (SP-148), ampliação da capacidade da ponte sobre o Rio Casqueiro e implantação de duas passarelas de pedestres na altura do km 63.

 

A partir de agora, o tráfego de entrada e saída da cidade ocorrerá apenas pelas pistas centrais, enquanto o fluxo do Porto de Santos se dará pelas pistas laterais e central norte. Para isso, a SP-148, sob jurisdição do DER, foi completamente adequada nesse trecho, para operar apenas na direção da capital, enquanto as vias marginais Sul já foram alteradas na primeira fase da obra e já operam somente no sentido Santos.

 

Já o novo viaduto (Ramo A) possibilita que os veículos com origem da Zona Noroeste de Santos, vindos da ponte sobre o Rio São Jorge, possam acessar a Anchieta no sentido São Paulo pela Avenida Bandeirantes, passando sobre a rodovia.

 

Também está prevista a implantação de um sistema de bombeamento de águas pluviais, por meio de uma estação elevatória, com previsão de entrega para novembro de 2024.

 

Números

 

- 300 empregos diretos e 900 indiretos;

- 800 mil kg de estacas metálicas para sustentação do viaduto e alargamento da ponte;

- 21 mil m³ de solo utilizados em aterro;

- 8,5 mil m³ de concreto;

- 1,5 milhão kg de aço;

- 6 mil metros de elementos de segurança.

 

1ª fase do Sistema Binário

 

Em setembro de 2020, a Ecovias entregou a primeira fase do pacote de obras de reformulação da entrada de Santos.

 

Com investimentos de R$ 270 milhões, a chegada à cidade foi remodelada entre o km 59 e o km 65 da Via Anchieta. O tráfego de entrada e saída da cidade passou a ocorrer apenas pelas pistas centrais, enquanto o fluxo para o porto passou a ocorrer pela via marginal. A marginal da Anchieta passou a funcionar apenas no sentido litoral, e a SP-148 apenas na direção da capital.

 

As obras incluíram a construção de três viadutos, no km 62, km 64+560 e km 65, a implantação de vias locais para facilitar o acesso aos bairros Jardim Piratininga, Jardim São Manoel e São Jorge, uma ciclovia do km 60 ao km 65 da rodovia, ligando o Jardim Casqueiro, em Cubatão, à malha cicloviária de Santos, e a implantação de duas passarelas, no km 62+500 e km 64+350.

 

Sobre a Ecovias

 

Responsável pela manutenção da principal ligação entre a Região Metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista — o Sistema Anchieta-Imigrantes —, a Ecovias dos Imigrantes integra o Grupo EcoRodovias e faz parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, sob fiscalização da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).

 

Sobre a EcoRodovias

 

A EcoRodovias é a operadora com maior extensão de malha rodoviária do país. Subsidiária do Grupo ASTM, atualmente administra 11 concessões de rodovias que somam 4,7 mil quilômetros de extensão em oito estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Ao longo de mais de 20 anos, a EcoRodovias está presente em corredores rodoviários de escoamento da produção agrícola e industrial, bem como em relevantes eixos turísticos do país, viabilizando caminhos nunca antes imaginados. Integra importantes carteiras da B3 relacionadas a práticas ambientais, sociais e de governança, tais como Novo Mercado e os Índices de Diversidade e Sustentabilidade Empresarial. Possui diversas certificações internacionais, incluindo a ISO 37001 de combate ao suborno. Para mais informações, acesse www.ecorodovias.com.br.