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Publicado em 13 de jan de 2025 às 10:30
Projeto que está sendo desenvolvimento pela Ecovias a pedido do governo do Estado permitirá circulação de caminhões e ônibus, aumentando em 145% a capacidade para esse tipo de veículo no Sistema Anchieta-Imigrantes
São Bernardo do Campo, 10 de dezembro de 2024 – O traçado da nova ligação entre Planalto e Baixada Santista, também chamada de terceira pista da Imigrantes, foi divulgado hoje pelo Governo do Estado de São Paulo. Fruto de estudos realizados pela Ecovias, concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes, a nova pista terá início no km 43 da Rodovia dos Imigrantes, sendo facilmente acessada por quem vem do Rodoanel. Na Baixada, a conexão será no km 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, na região de Cubatão, próximo do Polo Industrial e com facilidade tanto para quem vai para a margem direita quanto para quem precisa chegar na margem esquerda do Porto de Santos.
O projeto prevê uma nova pista no trecho de serra com 21,5 km de extensão, compostos prioritariamente por túneis, que somam 17 km (80% de todo trajeto), além de 4 km de viadutos. Um dos túneis terá cerca de 6 km de extensão, tornando-se a maior estrutura desse tipo no Brasil. A nova pista terá duas faixas de rolamento e um acostamento com possibilidade de ser revertido em faixa de tráfego.
Outro destaque da nova ligação fica por conta da inclinação média, que será de 4%, possibilitando o tráfego seguro de veículos pesados. Túneis paralelos de emergência são mais um diferencial de segurança. Considerando os diversos cenários de tráfego, a pista poderá também ser revertida para operar no sentido da Capital sempre que houver necessidade.
A capacidade do Sistema Anchieta-Imigrantes aumentará em 25% no total e em 145% quando se considera descida dos veículos pesados. Com isso, o projeto busca atender não somente a demanda de tráfego existente, mas também necessidades futuras.
Para reduzir os impactos ambientais, a construção prevê a utilização de estradas de serviço já existentes e poucos pontos de entrada de frentes de obras.
A escolha dos pontos de conexão - no trecho de planalto e na Baixada Santista - e do traçado levou em consideração parâmetros adotados nos maiores projetos de infraestrutura do País. Uma equipe multidisciplinar de especialistas da Ecovias, além de consultores e empresas construtoras, inclusive internacionais, foi responsável por avaliar as alternativas e escolher a que melhor se adequava a rigorosos critérios de engenharia, segurança viária e socioambiental.
Próximas etapas
Agora, a Ecovias está focada na elaboração do projeto funcional e, na sequência, iniciará a elaboração dos projetos básico e executivo, que trarão todas as diretrizes para posterior realização das obras, como características precisas e indicação de técnicas de construção, prazo e custos da obra. Em paralelo, também estão sendo cumpridas todas as etapas necessárias para o processo de licenciamento ambiental, que deve ser concluído nos primeiros meses de 2026.
A autorização para a Ecovias desenvolver o projeto foi dada pelo Governo do Estado em 29 de janeiro desse ano, com previsão de término em dois anos, prorrogáveis por mais um. Nesse período, devem ser elaborados os estudos de tráfego e projetos funcional, básico e executivo, incluindo avaliações topográficas, sondagens e investigações geológicas e hidrogeológicas necessárias. Além disso, também deverão ser produzidos e aprovados estudos e relatório de impacto ambiental para deliberação dos órgãos competentes.
Além da equipe da Ecovias e da EcoRodovias, com mais de 26 anos de experiência na operação, manutenção e administração do Sistema Anchieta-Imigrantes e conhecimentos adquiridos pela construção da pista sul da Rodovia dos Imigrantes, trabalham no projeto um time de especialistas envolvidos em grandes trabalhos de infraestrutura no Brasil e no exterior.
Projeto necessário
No Sistema Anchieta-Imigrantes, a movimentação de veículos aumentou mais de 50% nos últimos 25 anos e os caminhões só têm a opção da Anchieta para fazer o trajeto para o Porto de Santos. Da mesma forma, a movimentação de cargas no Porto vem aumentando ano a ano, com previsão de chegar a 241 milhões de toneladas em 2040, de acordo com a Autoridade Portuária de Santos.
Sobre a Ecovias
Responsável pela manutenção da principal ligação entre a Região Metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista — o Sistema Anchieta-Imigrantes —, a Ecovias dos Imigrantes integra o Grupo EcoRodovias e faz parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, sob fiscalização da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).
Sobre a EcoRodovias
A EcoRodovias é a operadora com maior extensão de malha rodoviária do país. Subsidiária do Grupo ASTM, atualmente administra 11 concessões de rodovias que somam 4,7 mil quilômetros de extensão em oito estados nas regiões Sul, Sueste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Ao longo de mais de 20 anos, a EcoRodovias está presente em corredores rodoviários de escoamento da produção agrícola e industrial, bem como em relevantes eixos turísticos do país, viabilizando caminhos nunca antes imaginados. Integra importantes carteiras da B3 relacionadas a práticas ambientais, sociais e de governança, tais como Novo Mercado e os Índices de Diversidade e Sustentabilidade Empresarial. Possui diversas certificações internacionais, incluindo a ISO 37001 de combate ao suborno. Para mais informações, acesse www.ecorodovias.com.br.