Notícias

Neste canal você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa. Atualizado todos os dias da semana, das 7h às 22h, e aos sábados e domingos, das 7h às 18h.

Para mais informações, consulte também o Twitter e o mapa interativo do site.

Emergências: 0800 019 7878.

Assessoria de imprensa: imprensa@ecovias.com.br

Ecovias faz operação especial para transportar tanque de oxigênio

Publicado em 27 de jan de 2021 às 15:30

Equipamento foi levado com urgência do Porto de Santos até Manaus

 

Na madrugada de terça-feira (19), a Ecovias, concessionária responsável pela administração do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), apoiou uma importante operação de transporte pela Rodovia dos Imigrantes de um tanque criogênico para abastecimento de oxigênio da empresa White Martins. A carga especial tem como primeiro destino o Porto de Santos, de onde irá para Belém e, posteriormente, será enviada à cidade de Manaus (AM).

O objetivo da carga é reforçar a capacidade logística de abastecimento com oxigênio da cidade amazonense, que enfrenta uma de suas maiores crises sanitárias. O tanque, que saiu da unidade da White Martins em Capuava, em São Paulo, tem capacidade de armazenagem de 90.374 Nm³ de oxigênio e pesa 54 toneladas. A operação no SAI foi iniciada às 00h52 e encerrada às 2h15, quando a carga já se encontrava na região portuária de Santos, de onde deve seguir até o porto de Belém com apoio das Forças Armadas e, de lá, será transportada por águas fluviais até Manaus.

Diante de um pedido emergencial da White Martins, uma das principais empresas produtoras de oxigênio hospitalar do país, a Ecovias colocou à disposição suas equipes administrativas e operacionais, inclusive com apoio da Policiamento Rodoviário para, em tempo recorde, conseguir a Autorização Especial de Trânsito junto ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para a realização da operação de transporte de carga especial (que supera em dimensão as cargas normais). Nesse caso, o tanque possui 18 metros de comprimento, 4,30 metros de largura e 4,50 metros de altura. Para o transporte, a pista norte (sentido São Paulo) da Imigrantes foi invertida temporariamente, para que a carga pudesse descer a serra em direção ao Litoral.