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Ecovias dá continuidade à revitalização do pavimento no trecho de serra do Sistema Anchieta-Imigrantes em outubro

Publicado em 01 de out de 2024 às 11:20

Os trabalhos ocorrerão durante a noite, nos dias de semana, e durante o dia em dois sábados ao longo do mês

 

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São Bernardo do Campo, 1º de outubro de 2024 - A Ecovias, concessionária responsável pela administração do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), dá continuidade às obras de revitalização de pavimento no trecho de serra da Via Anchieta, iniciadas em março e com previsão de conclusão em novembro. As obras abrangem os sentidos Norte e Sul, capital e litoral, respectivamente, incluindo também partes das rodovias dos Imigrantes e Padre Manoel da Nóbrega.

 

Até o momento, 44% dos 14 km programados para a revitalização já foram concluídos. Para minimizar o impacto no trajeto dos usuários, a Ecovias priorizou a execução dos trabalhos durante o período noturno. No sentido São Paulo (Norte) da Via Anchieta, os serviços serão realizados de 28 a 31 de outubro, de segunda a quinta-feira, com interdição total do km 55 ao km 40, sempre das 20h às 5h. Já a pista sentido litoral (Sul) da rodovia receberá as intervenções de 1º a 24 de outubro, também de segunda a quinta-feira, no mesmo horário, com interdição total do km 40 ao km 55.

 

No dia 5 de outubro (sábado), a pista Sul da Via Anchieta receberá serviços diurnos, das 9h às 18h, com interdição total do km 40 ao km 55. No dia 19 (sábado), é a vez da pista Norte da rodovia passar pelos mesmos trabalhos, com interdição total do km 55 ao km 40, também durante o dia, para garantir a segurança dos trabalhadores, principalmente em áreas de encosta.

 

Os serviços programados abrangem, ainda, o recapeamento com asfalto borracha, manutenção e reparos em viadutos e túneis, limpeza e revitalização da sinalização, recuperação de pavimento rígido, pintura, monitoramento de encostas e podas de árvores e vegetação. Essas ações são essenciais para manter a qualidade, segurança e conforto dos usuários nas rodovias do SAI, com atenção especial ao trecho de serra, que concentra um alto volume de tráfego de veículos comerciais pesados, como carretas e caminhões, em direção à Baixada Santista.

 

Revitalização profunda

 

Os trabalhos realizados até novembro no SAI incluem a recuperação profunda de pavimento, realizada, em média, a cada cinco anos. Esta intervenção é mais minuciosa e complexa do que as manutenções semanais, pois envolve, em alguns trechos, a substituição completa do pavimento asfáltico desde a base. Consequentemente, o serviço exige um período maior de conclusão e bloqueios mais extensos. Até o momento, foram utilizadas mais de 12 mil toneladas de asfalto borracha, garantindo a durabilidade e a segurança das rodovias.

 

As técnicas de engenharia empregadas são sustentáveis. Por exemplo, as camadas de base utilizam fresado, material que incorpora pavimento em final de vida útil, reaproveitando resíduos que de outra forma gerariam um grande passivo ambiental.

 

Operações especiais

 

Quando a pista Norte da Via Anchieta estiver bloqueada no trecho de serra para obras, o SAI operará em modo 5x3. Durante esse período, os motoristas poderão descer pela pista Sul da Via Anchieta ou pela pista Sul da Rodovia dos Imigrantes. A subida da serra será realizada exclusivamente pela pista Norte da Imigrantes.

 

Já quando a pista Sul da Via Anchieta estiver bloqueada, o tráfego de ônibus e caminhões, que obrigatoriamente devem descer a serra pela Via Anchieta, será redirecionado para a pista Norte da rodovia, que terá sua mão de direção invertida para permitir a descida. Nesta configuração, também chamada de Operação 5x3, a descida para o litoral será feita pela pista Norte da Anchieta e pela pista Sul da Imigrantes. A subida será realizada pela pista Norte da Rodovia dos Imigrantes.

 

Além das equipes da concessionária, as operações contarão com o apoio do Policiamento Rodoviário. Os trechos em obras estarão devidamente sinalizados, conforme as normas vigentes, com avisos nos painéis de mensagens variáveis, placas operacionais ao longo das rodovias, e banners informativos com os dias e horários dos bloqueios nas passarelas localizadas no trecho de serra.

 

Canais de comunicação

 

Os canais de comunicação da concessionária também informarão os bloqueios e operações vigentes. A Ecovias aconselha que os usuários programem sua viagem com antecedência e verifiquem as condições de tráfego antes de saírem de casa pelo site www.ecovias.com.br, pelo Threads (www.threads.net/@_ecovias) ou pelo WhastsApp 0800 019 7878, que também é o telefone de emergência.

 

Sobre a Ecovias

 

Responsável pela manutenção da principal ligação entre a Região Metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista — o Sistema Anchieta-Imigrantes —, a Ecovias dos Imigrantes integra o Grupo EcoRodovias e faz parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, sob fiscalização da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).

 

Sobre a EcoRodovias

A EcoRodovias é a operadora com maior extensão de malha rodoviária do país. Controlada pelo Grupo ASTM, atualmente administra 11 concessões de rodovias que somam 4,7 mil quilômetros de extensão em oito estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A companhia está presente em corredores rodoviários de escoamento da produção agrícola e industrial, bem como em relevantes eixos turísticos do país. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável, a EcoRodovias mantém metas para alcançar novos patamares em reduções nas emissões de CO2, segurança, diversidade, equidade e inclusão. Como resultado de suas práticas, a empresa integra importantes carteiras da B3 relacionadas a práticas ESG, tais como índices de Sustentabilidade, Diversidade e Governança. Para mais informações, acesse www.ecorodovias.com.br.