Notícias

Neste canal você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa. Atualizado todos os dias da semana, das 7h às 22h, e aos sábados e domingos, das 7h às 18h.

Para mais informações, consulte também o Twitter e o mapa interativo do site.

Emergências: 0800 019 7878.

Assessoria de imprensa: imprensa@ecovias.com.br

Operação Verão da Ecovias começa nessa semana

Publicado em 17 de dez de 2013 às 14:58

A Ecovias dá início, nessa quinta-feira, dia 19, à Operação Verão 2014, período em que a concessionária reforça seu efetivo e prepara diversas operações especiais de tráfego para garantir que os milhares de veículos que trafegam pelo Sistema Anchieta-Imigrantes nessa época tenham maior fluidez e segurança. Durante o período de Operação Verão, que se estende até o dia 24 de fevereiro, a concessionária estima que mais de 4 milhões de veículos sigam em direção à Baixada Santista.

A expectativa da concessionária é de que o tráfego aumente, sobretudo, no período das festas de final de ano. Na semana do Natal, entre os dias 20 e 26 de dezembro, são esperados entre 340 e 490 mil veículos, enquanto na semana do Ano Novo, de 27 de dezembro a 2 de janeiro, a estimativa é de que entre 455 a 690 mil veículos sigam em direção às praias da Baixada Santista.

Para garantir mais fluidez e segurança dos motoristas, nas datas e horários de pico serão montadas operações especiais de tráfego, disponibilizando um número maior de faixas no sentido que apresentar maior demanda de tráfego.

Pela estimativa da concessionária, até o dia 25 de dezembro, a movimentação deve ser bem diluída e não deve haver grandes picos de concentração de tráfego. A partir dessa data, no entanto, a Ecovias dará início às operações especiais.

Às 16h do dia 25 de dezembro, quarta-feira, a empresa prevê contagem alta de veículos no retorno à Capital e também grande quantidade de veículos descendo ao Litoral. Nesse horário, a previsão é que estará em vigor a subida pelas duas pistas da Imigrantes e descida pelas duas pistas da Anchieta, totalizando seis faixas no sentido São Paulo e quatro faixas no sentido Baixada Santista.

Já a partir de quinta-feira, dia 26, a concessionária prevê que o fluxo de veículos seja mais intenso no sentido litoral. Para atender essa demanda, até o dia 31 de dezembro, o Sistema Anchieta-Imigrantes vai operar na maior parte do tempo em Operação Descida, com sete faixas para descer e três para subir (veja quadro de operações especiais abaixo).

De acordo com as previsões da empresa, o movimento de retorno dos usuários deve começar na manhã seguinte da virada do ano, e se estenderá até a meia-noite de quinta-feira, dia 2. A Operação Subida, com oito faixas funcionando no sentido São Paulo e duas faixas operando para o Litoral, será montada a partir de 1h do dia 1º e só deve ser desmontada às 24h do dia 2 de janeiro. Nessa operação, a pista sul da Rodovia dos Imigrantes, que normalmente funciona para descida, tem seu sentido invertido e é colocada também na direção da Capital.

Para o gerente de Atendimento ao Usuário da Ecovias, Eduardo Di Gregório, com a operação retorno mais complexa do que a descida, a concessionária se atentará ainda mais em orientar seus usuários para que a viagem seja o mais tranquila possível. “Aumentaremos nosso efetivo de atendimento, montaremos bases avançadas em pontos estratégicos e seguiremos atentos à nossa comunicação com o nosso público, buscando atender com agilidade e qualidade”, comenta.

Operações previstas:

NATAL

ANO NOVO

Recursos Disponíveis

Durante a Operação Verão, a Ecovias mobilizará mais de 500 profissionais e 58 viaturas, entre elas: pick-ups de inspeção de tráfego, ambulância UTI, ambulâncias de resgate, veículos leves de atendimento rápido, guinchos leves e três guinchos pesados. A equipe de guinchos leves – responsável pelos atendimentos mecânicos e remoção de veículos acidentes – contará ainda com um reforço de 60 veículos nos horário de pico.

Para evitar filas, nos pedágios, também haverá um aumento no quadro de arrecadadores para que todas as praças estejam funcionando com capacidade máxima.

Bases avançadas – Três bases de apoio também serão disponibilizadas aos motoristas, para que eles possam contar com auxílio mecânico, guinchos, banheiros químicos, água e café. Elas estarão instaladas nos quilômetros 47, sentido Capital, da rodovia dos Imigrantes; no quilômetro 40, também sentido Capital da Via Anchieta, e no quilômetro 41, sentido litoral, da Imigrantes.

Twitter - Para obter informações sempre atualizadas sobre o Sistema Anchieta-Imigrantes, a Ecovias orienta que os motoristas acompanhem a concessionária pelo twitter (@_ecovias). A ferramenta é atualizada a cada mudança relevante nas condições de tráfego e indica as melhores opções para chegar ao litoral ou retornar à capital.

Cuidados - Para que os usuários do Sistema Anchieta-Imigrantes possam programar e realizar viagens com segurança e conforto, a equipe da concessionária recomenda que os motoristas poupem o freio na descida da serra, mantendo o veículo engrenado, respeitem os limites de velocidade e não trafeguem pelo acostamento. As ultrapassagens devem ser feitas somente pela faixa da esquerda e os motoristas não devem se esquecer de revisar os itens básicos do veículo, tais como água, óleo, combustível e iluminação.

Operação Verão 2012 / 2013

De acordo com registros da Ecovias, mais de 471 mil veículos desceram a Serra no feriado de Natal de 2012, que vigorou entre 20 e 26 de dezembro. Já durante o recesso de Ano Novo, entre os dias 27 de dezembro e 2 de janeiro, a concessionária registrou a passagem de 627 mil carros.

Somente na Operação Natal, a Ecovias registrou 225 socorros médicos, 1.307 socorros mecânicos e 1.020 socorros de guincho. Já durante a operação montada para atender o fluxo de Ano Novo, foram 385 socorros médicos, 2.047 socorros mecânicos e 1.600 socorros de guincho.

Em relação ao número de acidentes, entre 20 e 26 de dezembro de 2012, a Ecovias registrou 151, sendo 114 sem vítimas e duas mortes. Entre 27 de dezembro e 02 de janeiro de 2013, foram 261 acidentes, sendo 159 sem vítimas e um com uma morte.