Notícias

Neste canal você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa. Atualizado todos os dias da semana, das 7h às 22h, e aos sábados e domingos, das 7h às 18h.

Para mais informações, consulte também o Twitter e o mapa interativo do site.

Emergências: 0800 019 7878.

Assessoria de imprensa: imprensa@ecovias.com.br

Mais de 1 milhão de veículos seguiram para o Litoral nas festas de final de ano

Publicado em 03 de jan de 2014 às 18:17

As rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantes tiveram movimento intenso nesse final de ano.  A Ecovias, concessionária que administra o SAI, registrou a passagem de 1.049.915 veículos entre os dias 20 de dezembro e 1º de janeiro na direção da Baixada Santista. O balanço é semelhante ao contabilizado no mesmo período do ano anterior, quando 1.044.606 desceram a serra rumo ao Litoral.

Do total, 502.605 veículos fizeram o trajeto na semana do Natal, do dia 20 ao dia 26 de dezembro, e 547.310 seguiram sentido Baixada Santista na semana do Ano Novo, entre os dias 27 de dezembro e 1 de janeiro.

O movimento mais intenso de descida foi registrado na sexta-feira, dia 27 de dezembro. O retorno à Capital começou já nas primeiras horas do dia 1º e se manteve intenso ao longo de toda a quarta-feira. Já na quinta-feira, o movimento mais intenso foi dos turistas que vêm do Litoral Norte.

De acordo com dados da concessionária, até as 24h de ontem, 860.166 veículos já tinha feito o trajeto na direção de São Paulo. O saldo na Baixada ainda era de 189.749 veículos e vai se somar aos veículos que descerão também nesse final de semana. (veja previsão abaixo)

“Acreditamos que esse saldo venha de forma diluída ao longo de todo o final de semana, se intensificando no domingo”, diz o Gerente de Atendimento ao Usuário, Eduardo Di Gregório.

Sem congestionamentos no Planalto

O primeiro final de ano depois da ampliação da Rodovia dos Imigrantes entre o km 40 e o km 27 mostrou que as duas faixas a mais, inauguradas em abril de 2013, tiveram efeito positivo no retorno dos feriados. Ao contrário do que acontecia anteriormente, quando era comum registrar pontos de congestionamento na região do Planalto da Imigrantes, nesse final de ano, o trânsito flui normalmente tanto no trecho de serra, quanto no Planalto em praticamente todo o período.

Acidentes e atendimento

De 20 de dezembro a 1º de janeiro, a Ecovias registrou 275 acidentes, número menor que no ano anterior, quando aconteceram 353 acidentes. Nesse final de ano, ocorreram cinco mortes. No mesmo período de 2012, a Ecovias registrou duas vítimas fatais.

A concessionária realizou, nesse período, 2.819 atendimentos mecânicos, 500 socorros médicos e 2.128 atendimentos de guincho.

Previsão para o final de semana

No primeiro final de semana de 2014, a expectativa da concessionária é de que desçam a serra de 200 a 270 mil veículos. No sábado, a previsão é de que o tráfego seja intenso tanto no sentido Litoral quando no retorno à Capital. Já no domingo, apesar do volume alto esperado rumo à Baixada Santista pela manhã, o maior movimento é aguardado pela Ecovias na direção de São Paulo.  “Devemos ter uma movimentação maior de subida no domingo à tarde e à noite. Quem puder antecipar o retorno para o sábado ou adiar para segunda ou terça-feira deve fazer um trajeto mais tranquilo”, aconselha o Gerente de Atendimento ao Usuário, Eduardo Di Gregório.

Para saber as condições de tráfego antes de pegar estrada, os usuários podem acessar o perfil da concessionária no Twitter (@_ecovias) ou o site (www.ecovias.com.br), ambos oferecem informações sobre o trânsito no SAI em tempo real. Para emergências, o telefone é o 0800 19 78 78.