Notícias

Neste canal você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa. Atualizado todos os dias da semana, das 7h às 22h, e aos sábados e domingos, das 7h às 18h.

Para mais informações, consulte também o Twitter e o mapa interativo do site.

Emergências: 0800 019 7878.

Assessoria de imprensa: imprensa@ecovias.com.br

Até 260 mil veículos devem passar pelo SAI durante o feriado do dia 7 de setembro

Publicado em 05 de set de 2013 às 16:16

Até 260 mil veículos devem passar pelo SAI durante o feriado do dia 7 de setembro

A concessionária Ecovias, que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), estima que entre 110 e 260 mil veículos devem descer a serra em direção à Baixada Santista durante o feriado de Independência. A contagem se inicia à 0h de 6 de setembro (sexta-feira) e se estende até as 24h do dia 8, domingo. A previsão da concessionária leva em consideração quatro possibilidades climáticas - tempo ruim, regular, bom e ótimo.

O período de maior movimento no sentido Litoral deve ser no sábado, dia 7 de setembro, quando estará em vigor a Operação Descida (7x3), com sete faixas funcionando no sentido Litoral e três faixas no sentido São Paulo. Nessa operação, a pista norte da Anchieta, que normalmente opera no sentido São Paulo, é invertida e usada também para descida.

No domingo, dia 8, é esperada uma contagem alta de veículos trafegando no sentido Capital das 13h às 0h. Nesse período, a operação prevista é a Subida (2x8), com a descida apenas pela pista sul da Anchieta, num total de duas faixas, e subida pelas duas pistas da Imigrantes e a pista norte da Anchieta, num total de oito faixas.

Vale lembrar que as operações especiais com inversão de sentido das pistas são válidas apenas no trecho de serra – entre o km 40 e km 55 da Anchieta e entre o km 40 e km 57 da Imigrantes – e poderão sofrer alterações de acordo com o volume de tráfego.

Recursos Disponíveis - Durante o feriado, a Ecovias trabalhará diariamente com 223 profissionais e 58 viaturas, entre elas: pick-up’s de inspeção de tráfego, ambulância UTI, ambulâncias de resgate, veículos leves de atendimento rápido, guinchos leves e três guinchos pesados. A equipe de guinchos leves – responsável pelos atendimentos mecânicos e remoção de veículos acidentes – contará ainda com um reforço de 45 veículos, fornecidos pela empresa Porto Seguro, em regime de parceria.

Twitter - Para obter informações sempre atualizadas sobre o Sistema Anchieta-Imigrantes, a Ecovias orienta que os motoristas acompanhem a concessionária pelo twitter (@_ecovias). A ferramenta é atualizada a cada mudança relevante nas condições de tráfego e indica as melhores opções para chegar ao litoral ou retornar à capital.

Cuidados - Para que os usuários do Sistema Anchieta-Imigrantes possam programar e realizar viagens com segurança e conforto, a equipe da concessionária recomenda que os motoristas poupem o freio na descida da serra, mantendo o veículo engrenado, respeitem os limites de velocidade e não trafeguem pelo acostamento. As ultrapassagens devem ser feitas somente pela faixa da esquerda e os motoristas não devem esquecer de revisar os itens básicos do veículo, tais como água, óleo, combustível e iluminação.