Regras de pesagem
As rodovias tanto Federais, como Estaduais ou Municipais, possuem um limite de suportabilidade em seu pavimento e sua base e que o contínuo esforço de resistência à rolagem dos pneus lhe transmite um alto índice de pressão localizada no ponto de contato entre o pneu e o piso, causando-lhe “fadiga”, ou seja, torna-se vencida a capacidade de resistência do pavimento. Por isso que se formam as deformações e o enrugamento do asfalto (camaleões), as fissuras (rachaduras) e as rupturas (esburacamentos), as ondulações (costelas de vaca), além disso, o excesso de peso danifica as obras de arte (pontes e viadutos, por exemplo), comprometendo seriamente a suspensão dos veículos, sua capacidade de transporte, a durabilidade do sistema de freios, prejudicando a direção e gerando desgastes nos pneus. A estrutura de veículo fica comprometida, deixando o mesmo demasiadamente lento causando o retardamento das viagens, perturbando o fluxo de tráfego e como conseqüência contribuindo para graves acidentes, resultando em mortes, mutilações, perda dos veículos, prejuízos das cargas e contratos, indenizações cíveis, processo criminais, danos ambientais; além de multa.
Limites de peso
Os limites de peso para caminhões são diferentes para cada modelo e montadora. O DER-SP tem as tabelas.
Acesse aqui o link para o site do DER onde as tabelas de peso podem ser acessadas.