De Bem com a Via

De Bem com a Via

O projeto é um conjunto de ações integradas que têm o objetivo de proporcionar acesso à educação para o trânsito e contribuir com a diminuição do número de acidentes. A linguagem lúdica, artística e cultural é a grande ferramenta de transformação utilizada pelo programa desde 2008. Para chamar a atenção da criançada para o tema, são realizadas peças teatrais, apresentações musicais, jogos educativos, brincadeiras, rodas de conversa e palestras.

O programa atende o público infantil, adolescente e adulto, com ações específicas para cada faixa etária e está estruturado em três eixos:

Comunidade: Ações realizadas por uma equipe multidisciplinar com a ajuda de um carro especial chamado Ecomóvel, que leva às comunidades uma estrutura composta por som, tenda, figurino, cenário e instrumentos musicais. 

Minipista: Pequeno Príncipe, Mágico de Oz, Alice no País das Maravilhas, entre outros clássicos da literatura infantil, atuam como mensageiros da educação para o trânsito na minipista da Ecovias. No espaço, criado em 2011, as crianças recebem noções básicas sobre cuidados necessários para preservação de vidas no trânsito.

Escolas: Versão do programa voltada especialmente para o público adolescente e adulto, que aborda o tema da educação no trânsito com linguagem específica para cada público.

Em dezembro de 2013, o De Bem com a Via conquistou o primeiro lugar no XIII Prêmio Denatran, na categoria Educação no Trânsito, uma das premiações mais importantes do setor de segurança viária.