Notícias

Neste canal você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa. Atualizado todos os dias da semana, das 7h às 22h, e aos sábados e domingos, das 7h às 18h.

Para mais informações, consulte também o Twitter e o mapa interativo do site.

Emergências: 0800 019 7878.

Assessoria de imprensa: imprensa@ecovias.com.br

Ecoviver retoma projeto socioambiental em escolas públicas

Publicado em 24 de abr de 2018 às 14:20

Jornada Ecoviver desenvolve ações sustentáveis recomendadas pela ONU por meio da capacitação de professores e alunos e apresentações teatrais 

A Jornada Ecoviver 2018, projeto socioambiental e cultural desenvolvido pela Ecovias, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), em parceria com escolas públicas das regiões do Grande ABC e Baixada Santista, teve suas novas atividades iniciadas no último mês de março, em Praia Grande, São Bernardo e São Vicente. Na ação, que terá sequência na próxima quinta-feira (26), em Santos, professores e alunos são convidados a transformar suas realidades e capacitados para identificar problemas locais e criar alternativas sustentáveis, além de terem acesso à linguagem teatral como mecanismo de crítica social.

Neste ano, só no Estado de São Paulo, uma parceria já foi firmada com as secretarias municipais de Educação das cidades de São Bernardo do Campo e Diadema, no Grande ABC, e também de Praia Grande, São Vicente, Santos e Guarujá, na Baixada Santista. A partir disso, professores da rede de ensino público estão convidados para participar de reuniões com coordenadores pedagógicos do projeto que darão suporte para que eles trabalhem a temática e a metodologia em sala de aula e, como conclusão disso, construam uma peça teatral com a participação dos seus alunos. 

Nesta semana, professores de Santos, na Baixada Santista, estão convidados para participar de mais uma etapa deste projeto, marcado para quinta-feira (26/4), a partir das 8h, na Escola Estadual Azevedo Junior (Rua Dom Pedro I, nº 50, Vila Belmiro). Já no sábado (28), será a vez dos docentes do Guarujá participarem na Escola Municipal Lucimara de Jesus Vicente  (Av. Manoel da Cruz Michael, nº 343, Jardim São Manoel), igualmente a partir das 8h. Também está agendado mais outro encontro na região do Grande ABC, só que dessa vez em Diadema, no dia 5 de maio, no Centro de Atenção à Inclusão Social (Rua São Luiz, 81, Chácara Húngara).

Criado em 2006 com a missão de sensibilizar as comunidades escolares sobre o descarte correto de resíduos sólidos, assim como o consumo consciente de produtos, o Ecoviver, com o passar dos anos, evoluiu e, agora, trabalha com o tema “Sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” por ser um assunto amplamente debatido no cenário mundial e um dos recomendados pela Organização das Nações Unidas, já que pode ser trabalhado de diferentes formas e por todos os setores da sociedade (privado, público etc).

Após o desenvolvimento do projeto, que ocorre ao longo do ano, são selecionadas as melhores representações artísticas, que vão sair do ambiente escolar e serão encenadas na Mostra da Cidade, cujo objetivo é expandir o conhecimento de ações sustentáveis concretas para o entorno da comunidade onde o equipamento educacional está localizado. “A concessionária atinge seu objetivo quando vê no projeto marcas que indicam que ela faz seu papel com a responsabilidade ambiental e também quando se mostra parceira da educação”, comenta Déborah Costa, coordenadora de Sustentabilidade da Ecovias.

O projeto Ecoviver é patrocinado pelo Grupo EcoRodovias com incentivos fiscais da Lei Rouanet, do ministério da Cultura, e viabilizado por meio de suas concessionárias, como a Ecovias, que é fiscalizada pela Artesp, por meio do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo. As ações do Ecoviver estão presentes em 24 municípios, distribuídos em cinco Estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santos, Paraná e Rio Grande do Sul. Além disso, desde 2006, já foram beneficiados com a ação mais de 2,5 mil escolas, mais de 10,5 professores e mais de 310 mil alunos. Confira mais informações no site www.ecoviver.com.br.