Meio Ambiente

Meio Ambiente

A Ecovias foi a primeira concessionária de rodovias do mundo a obter o Certificado de Gestão Ambiental ISO 14001, pela atenção às questões ambientais relativas à operação do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI). Desde que assumiu a concessão, estabeleceu uma política ambiental clara e desenvolve um minucioso trabalho de preservação ambiental, com destaque para o monitoramento da qualidade de recursos naturais, como o ar e a água, e o acompanhamento constante da fauna e flora, sobretudo na região do Parque Estadual Serra do Mar.

A concessionária também realiza uma série de projetos e ações ambientais, entre eles, a coleta seletiva de lixo e de óleo de cozinha usado, a reutilização de pneus velhos na produção de asfalto borracha e a recuperação de áreas degradadas.

Parceria com o Parque Estadual Serra do Mar

O cenário que se pode apreciar no curto trajeto de aproximadamente 70 quilômetros entre a capital paulista e a Baixada Santista é apenas uma parte do Parque Estadual da Serra do Mar, a maior porção contínua preservada de Mata Atlântica do Brasil, com 315 mil hectares, que vai da divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro à cidade de Itariri, no litoral Sul paulista.

Para preservar este patrimônio ecológico, a Ecovias mantém parceria com o Parque promovendo algumas ações junto aos usuários e comunidades vizinhas.

Pista Descendente da Rodovia dos Imigrantes: referência para a Engenharia Nacional

A construção da Pista Descendente da Rodovia dos Imigrantes, de 1998 a 2002, permitiu à ECOVIAS demonstrar mundialmente sua missão ecológica. A obra, por suas inovações tecnológicas e os cuidados ambientais, normatizados no Plano de Gestão Ambiental Integrada - PGAI, foi considerada modelo de gestão em obras de infraestrutura pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, que passou a exigir o mesmo nível de controle em todos os empreendimentos que financia ao redor do mundo.

A preocupação com a sustentabilidade esteve presente em todas as etapas da construção da Segunda Pista da Rodovia dos Imigrantes - a cargo do Consórcio Imigrantes, formado pelas construtoras CR Almeida e Impregilo. Desde a concepção do projeto até sua execução, cada detalhe foi pensado para reduzir o impacto ambiental da nova pista, sobretudo nos trechos em que ela atravessa a Mata Atlântica. 

Tanta preocupação valeu a pena. A área afetada na construção da segunda pista da Imigrantes foi 40 vezes menor do que nas obras da primeira pista, na década de 1970.